Produção de textos para canais digitais

por Produção de peças de comunicação

Enfim chegou a hora de colocar a mão na massa! Você que acompanha o blog nos viu falar, algumas vezes, sobre estratégias de comunicação digital: as reflexões prévias à própria criação dos canais, de que tipos eles são, quais as características de cada um, as interfaces possíveis… Ou seja, já falamos muito sobre como você deve planejar sua estratégia de comunicação digital. Hoje vamos falar sobre a efetiva produção de peças. Trazemos dicas sobre a produção de textos para canais digitais.

Várias reflexões que já veiculamos aqui no blog nos ajudam no momento da criação de peças de comunicação. A começar pela principal ideia que deve orientar a produção de textos para canais digitais: a importância de eles estarem coerentes com as ações da sua empresa. Lembre-se que o seu interlocutor – o representante do seu público – traz expectativas para o relacionamento que estabelece com você. Ele já fez uma avaliação, um juízo de valor sobre você no momento que fizeram negócio. E ele fará um juízo de valor sobre as suas ações de comunicação.

Se ele perceber incoerência entre o que você fala e faz, isso prejudicará a imagem que ele gera sobre sua empresa. E se a maior parte dos representantes do seu público formarem uma imagem negativa de você, o engajamento será mais difícil de ser alcançado.

Portanto reflita bem sobre o comportamento da sua empresa antes de abrir seu editor de texto e colocar a mão no teclado. Refletiu? Então vamos às dicas.

 

O texto a ser produzido tem tudo a ver com o tipo de canal escolhido

Há aproximadamente um mês falamos aqui no blog dos tipos de canais digitais, os próprios e os de plataforma. Destacamos que uma das principais diferenças entre eles é o quanto você pode customizar o conteúdo em cada um. Nos canais próprios você tem mais possibilidades de mexer no formato de apresentação do seu conteúdo, além de poder – e dever – abusar de textos mais longos. Já nas redes sociais é importante ser sucinto e evitar o “textão”.

Produção de texto para canais digitais

Se sua estratégia de comunicação digital prioriza canais próprios, prepare-se para escrever um bocadinho...!

Em outras palavras, a quantidade de texto que você deverá produzir está diretamente ligada ao canal escolhido. Se você optou por um canal próprio, como um blog, prepare-se para fazer posts de pelo menos 700 palavras – equivalente a aproximadamente duas páginas de editor de texto.

Além disso, é importante que cada texto se prenda a um tópico. Defina uma palavra-chave – pode ser uma expressão, tipo “terapia individual” – e atenha-se apenas a este tópico. Se perceber que o assunto está ramificando demais, comece a separar as informações que “ramificaram” para outros textos, que serão exclusivos desses “subtópicos”.

Para atender aos requisitos de indexação dos principais buscadores, a palavra-chave deve aparecer no título, no primeiro parágrafo, em um dos subtítulos e ao longo do texto pelo menos umas cinco vezes. E é importante que o texto tenha, no mínimo, 2 subtítulos sendo que, em pelo menos em um deles, a palavra-chave apareça.

Última dica e também super importante: o texto sempre deve fazer remissão a outras páginas da Internet, sendo pelo menos uma do seu próprio site/domínio e uma segunda de outro site. Essas remissões devem ser “materializadas” em links.

 

Produção de textos para canais digitais de plataformas: os posts de redes sociais

Redes sociais para sua micro ou pequena empresa

Para iniciar a produção de textos para canais digitais, você deve orientar-se pela necessidade de demonstrar coerência com as ações da empresa.

Se a sua estratégia de comunicação digital prioriza as páginas e perfis de redes sociais, sua produção de textos para canais digitais não precisará gerar conteúdos tão longos. Mas terão que ser em maior quantidade. Como dissemos em post anterior deste blog, redes sociais são eminentemente dinâmicas. O comportamento padrão do público que está nas redes é postar com frequência – e ele espera que as empresas também se comportem assim.

As plataformas de redes sociais “omitem” parte do texto quando ele fica muito longo – elas geram o botão “leia mais”, que expande o texto. Geralmente a parte que fica visível tem 350 caracteres. E o ideal é que o texto se restrinja a esse tamanho.

Se o texto é curto e precisa transmitir uma ideia, ele deve ser direto! Já destacamos aqui no blog que a opção por páginas e perfis de redes sociais deve ser feita prioritariamente para empresas cujos produtos e serviços são fáceis de serem explicados com pouco texto. Assim, é importante que os textos de redes sociais façam um chamado à ação do interlocutor: “entre em contato”, “visite nossa loja” ou até “acesse nosso blog para saber mais” 😜!

 

Texto: a interface mais elementar

No segundo post deste blog destacamos que, dentre as interfaces acessíveis para produção de peças de comunicação, o texto é a mais elementar, independente se você escolheu um canal digital próprio ou de plataforma.

Por ser uma interface tão fundamental, o conjunto de textos veiculados nos seus canais de comunicação serão uma representação fiel do discurso da empresa. Em outras palavras, sua apresentação necessariamente será construída a partir do que você publicou. E é principalmente por isso que você deve prestar tanta atenção à construção de coerência, como falamos no início deste texto.

A coerência é o primeiro passo que você dará na jornada de construção de um relacionamento forte com seus públicos. É graças à coerência que você conseguirá atender as expectativas do seu público, pavimentando o caminho para alcançar o engajamento.