Redes sociais para sua micro ou pequena empresa
No texto que publicamos aqui no blog na semana passada, falamos sobre o que você deveria levar em consideração para decidir por canais digitais próprios. Até apresentamos uma árvore de decisão, para te ajudar na escolha. Hoje vamos falar das alternativas aos canais próprios. Em outras palavras, vamos explicar o porquê de investir em páginas ou perfis de redes sociais para sua micro ou pequena empresa.
Como já destacamos num post de alguns dias atrás, os canais digitais dividem-se em dois grandes grupos: os próprios e os de plataformas. Se para sua empresa a prioridade é aparecer no Google, os canais próprios costumam ser mais recomendados. Mas se você não sabe se é mais importante estar nas redes sociais do que nos buscadores, ou talvez já desconfie e quer ter mais segurança na decisão, siga com a gente neste texto.
A principal peculiaridade das redes sociais é a dinâmica. Cada rede tem a sua própria – umas são mais do que outras – mas, se você quer alcançar resultados, em todas você precisará refletir essa dinâmica. Como? Postando com uma frequência considerável.
São vários os motivos pelos quais é importante postar com frequência, mas aqui vou destacar os dois principais. Primeiro porque, majoritariamente, esse é o comportamento das pessoas que estão nas redes. Elas postam – algumas postam bastante. E se você está em Roma, faça como os romanos. Em outras palavras, se você está nas redes sociais porque o seu público está lá – como explicamos no texto sobre canais digitais – é fundamental você, em parte, reproduza o comportamento do público.
Segundo por causa dos algoritmos. A visibilidade do seu conteúdo nas redes sociais varia com o engajamento das suas publicações. Quanto mais curtidas, comentários e compartilhamentos você recebe, para mais gente a sua publicação é mostrada sem que você precise patrociná-la (se você não sabe o que é patrocinar um post, fique ligado aqui no blog que logo teremos um texto sobre isso). Mas páginas e pessoas que ficam muito sem postar tem o alcance reduzido entre uma publicação e outra. Por isso é tão importante postar com frequência.
Redes sociais para sua micro ou pequena empresa: por que cria-las?
No texto da semana passada publicamos uma árvore de decisão para ajuda-lo a escolher entre canais próprios ou páginas e perfis de redes sociais para sua micro ou pequena empresa. Nela mostramos que, se o seu produto ou serviço é simples de explicar e o seu público procura por ele nas redes sociais, então é provável que valha investir numa página ou perfil.
Há outras características que também pesam na escolha por priorizar as redes sociais. Seu conteúdo é facilmente representado por imagens, gerando belas fotos? Se sim, mais um ponto para as redes sociais. Apesar do texto estar lá, quase todas as redes sociais destacam mais a imagem nas publicações. Contudo, é importante destacar que não é só o fato de gerar imagens que deve induzi-l@ a postar. É importante que essas imagens sejam atraentes, que motivem o público a parar para olhá-la e curti-la, comentá-la ou compartilhá-la.
Outra característica importante a ser considerada, especialmente para as empresas B2C e que trabalham com produtos: é possível vender pelas próprias redes sociais. Especialmente o Facebook e o Instagram viabilizam a compra de produtos pelas páginas/interfaces da própria rede social, transformando o seu perfil num ponto de venda digital. Essa vantagem também deve ser levada em consideração na hora de decidir pela criação de uma página ou perfil nas redes sociais.
Perfis e páginas de redes sociais da minha empresa: quais cuidados devo tomar?
Já destacamos aqui no texto que uma das principais peculiaridades das redes sociais é a dinâmica. Isso quer dizer que, para conseguir bons resultados com suas páginas e perfis de redes sociais, você deve postar com frequência. Mas não é só isso: você também poderá ser demandado a interagir com frequência.
As redes sociais foram construídas para estimular conversas entre os seus participantes. Tanto que todos os posts geram caixas de comentários para que as pessoas possam ir lá expressar sua opinião sobre o conteúdo publicado. Em outras palavras, cada publicação abre uma possibilidade de conversa.
Estar nas redes sociais é estar aberto ao diálogo. A decisão de criar ou movimentar uma página ou perfil deve levar em consideração o esforço e atenção que serão necessários dedicar para responder os comentários publicados nas suas postagens.
Também é muito importante tomar cuidado para não misturar sua vida pessoal e profissional nas redes sociais. Salvo raras exceções, mantenha duas páginas/perfis: um pessoal e outro profissional. Sim, nós sabemos que dá muito mais trabalho. Mas a bem da verdade, os dois perfis representam exatamente a sua vida. Apesar de ser uma pessoa só, você é uma/um profissional e tem uma vida pessoal. Nas redes sociais, essas duas dimensões da sua vida devem estar separadas. Evite postar no seu perfil profissional as coisas do seu dia a dia e tente evitar o contrário também.