Canais digitais para sua micro ou pequena empresa

por Comunicação para micro e pequenas empresas

Nos primeiros três textos que publicamos no blog da Dot@ trouxemos muita informação para você pensar sobre sua comunicação digital: destacamos as preocupações que você deve ter antes mesmo de construir seus canais; falamos das interfaces possíveis e como você deve planejar sua produção e distribuição de conteúdo e; chamamos a atenção para o que se busca com o desenvolvimento de uma estratégia de comunicação digital. Já neste texto vamos trazer algumas reflexões sobre a escolha dos canais digitais para sua micro ou pequena empresa.

Antes de começar a falar dos canais é importante destacar que uma estratégia de comunicação digital realmente assertiva dificilmente irá se restringir a um canal. É muito possível desenvolver boas estratégias com poucos canais – em muitos casos, é até recomendado. Mas com apenas um você acaba perdendo eficiência e os resultados vão demorar mais para aparecer.

Os canais digitais dividem-se em dois grandes grupos: próprios ou das plataformas. Os primeiros são blog, site ou portal – seja por meio de domínio próprio seja por um serviço que oferece domínios gratuitos, como Wix ou WordPress. Já os canais das plataformas são as páginas ou perfis em sistemas de redes sociais.

É importante destacar que hoje em dia não é necessário conhecimento de código de programação para criar nenhum desses canais. Caso você deseje criar seu blog ou site próprio, há sistemas de construção de páginas muito acessíveis e que possibilitam criar um site inteiro com facilidade. No caso dos canais de plataformas é ainda mais fácil: com poucos cliques do mouse ou toques na tela você cria a página ou perfil da sua empresa.

 

Canais digitais para sua micro ou pequena empresa: principais diferenças entre os próprios e os das plataformas

A principal diferença entre os canais próprios e os das plataformas é que nos primeiros você tem muito mais controle ou poder de decisão sobre o que e como serão apresentados seus conteúdos. Em um canal próprio, você define como a informação será organizada nos menus, como a página será diagramada e qual será seu conteúdo, tanto os textos quanto as imagens.

Canais digitais para sua micro ou pequena empresa

Se você partir para um canal próprio terá mais controle e poder de decisão sobre o seu conteúdo se comparado a um canal de plataforma

Já nos canais das plataformas, você vai ter que se submeter ao formato e às políticas de publicação delas. Em todas as redes sociais, as páginas de perfil pessoal e de empresas tem praticamente o mesmo formato, com pouca possibilidade de customização. Você não pode mudar o menu do Twitter de lugar, nem aumentar o tamanho da foto do feed no Instagram ou fazer publicações racistas, homofóbicas ou incitando o discurso de ódio no Facebook – na verdade, você não deveria fazer em lugar nenhum; imaginar que em pleno 2020 ainda tem gente com esse tipo de pensamento soa absurdo e triste.

Além do formato e do conteúdo, a capilaridade da veiculação do que é publicado nas plataformas é também definida por elas mesmas. A quantidade de seguidores ou fãs que você possui nas suas redes não é igual à quantidade de pessoas que vai ver o que você publicou. Quem estabelece as condições de distribuição dos conteúdos – e consequentemente do percentual de pessoas que vai efetivamente visualizar seu conteúdo – são os algoritmos das plataformas. Tanto que, para aumentar a visibilidade das suas publicações, você tem que pagar para “turbinar” ou “promover” seus posts – esta, inclusive, é uma das principais fontes de receitas de todas as plataformas.

 

Então quais canais digitais eu devo escolher?

Escolher de forma adequada os canais digitais para sua micro ou pequena empresa demanda a solução de uma “equação” que deve levar em conta quatro fatores principais: sua estratégia, seu produto/serviço, seu público e sua capacidade de produção e veiculação de conteúdos.

Canais digitais para sua micro ou pequena empresa

Para escolher os canais mais adequados para a sua empresa, você deve levar alguns fatores em consideração.

Uma micro ou pequena empresa que presta serviço para outras empresas (ou seja, está no segmento B2B) e que vende um produto ou serviço complexo – que demande um investimento em conteúdo para explica-lo – talvez deva optar por um canal próprio, já que nele o controle sobre o que vai ser apresentado é muito maior: você pode publicar textos mais extensos, com infográficos e com uma boa conexão entre texto e imagem. 

Já uma micro ou pequena empresa que trabalha com produtos que são fáceis de serem fotografados e que são vendidos para o consumidor final – como doces e bolos, por exemplo – pode explorar as redes sociais, especialmente as que apelam muito para as imagens como o Facebook, Instagram e Pinterest.Independente do canal escolhido é fundamental ter em mente a importância de manter contato frequente com a sua audiência, como explicamos no primeiro post do blog. Nenhuma estratégia de comunicação digital, por melhor que seja a escolha dos canais para sua micro ou pequena empresa, irá gerar resultado se não tiver alguma perenidade e um ritmo adequado de contato com os públicos de interesse.