Comunicação digital para micro e pequenas empresas
Atualmente é possível a todo negócio, por menor que seja, construir sua presença na Internet. A quantidade de canais disponíveis e a facilidade para cria-los aumentou tanto nas últimas duas décadas que tornou viável desenvolver a comunicação digital para micro e pequenas empresas. Qualquer companhia pode criar um “braço” digital do seu negócio.
Mas esse excesso de canais disponíveis pode, muitas vezes, mais confundir do que facilitar. Para uma micro ou pequena empresa que não possui presença na Internet – seja por meio de site, página de redes sociais ou um simples e-mail – fica sempre a dúvida: por onde começar?
Para te auxiliar vamos, ao longo dos próximos textos, apresentar algumas dicas para você iniciar a produção e veiculação de conteúdos na Internet. Elas vão te ajudar a pensar sobre o papel que os canais digitais cumprem na sua empresa e, consequentemente, o que você deve ter em mente antes mesmo de cria-los.
Neste primeiro texto vamos falar de dois importantes pontos a serem considerados na formulação da sua estratégia de comunicação digital. Em outras palavras, vamos tentar responder à seguinte pergunta: antes de começar, o que eu preciso entender?
Analise sua capacidade de produção e de distribuição/veiculação
Cada canal de comunicação possui suas peculiaridades no que se refere à distribuição ou veiculação de conteúdo. Essa veiculação, em geral, responde a duas características: capacidade e ritmo.
O jornal impresso, por exemplo, costuma ser diário. Já alguns programas de rádio e TV tem periodicidade semanal. Esse ritmo de publicação é definido pela capacidade de produzir cada edição. É praticamente impossível elaborar conteúdo, diagramar, imprimir e distribuir um jornal mais de uma vez por dia ou planejar, gravar, editar e veicular determinados programas de TV por mais de uma vez na semana.
Já com os meios digitais, a coisa muda de figura. A facilidade de produzir e veicular conteúdos na Internet é tanta que, dependendo do canal escolhido, dá para publicar conteúdo toda hora – ou até vários no espaço de 60 minutos. Mas e daí? Você tem capacidade para produzir conteúdo nessa frequência? E mesmo que produza, em comunicação funciona a máxima de quanto mais, melhor?
Dica nº 2 de comunicação digital para micro e pequenas empresas: o ritmo é determinado pela relação com a audiência
Não, em comunicação a máxima quanto mais, melhor, normalmente não se aplica. A quantidade de conteúdo adequado a ser publicado depende da capacidade da sua audiência de assimilá-lo. Lembre-se: não produzimos e veiculamos conteúdos para nós mesmos e sim para um outro que queremos tocar, sensibilizar, informar, influenciar e engajar. Sendo assim, você já se perguntou quanto conteúdo sua audiência tem capacidade de assimilar e com que frequência ela espera recebê-lo?
Para responder esse mistério, faça inicialmente a seguinte pergunta: eu tenho uma audiência? Se a resposta for “não”, fique tranquil@: praticamente nenhuma empresa que acaba de começar a publicar já tem alguma audiência. Normalmente ela é construída ao longo do tempo. E para começar de forma mais assertiva, você pode escolher dois caminhos:
- Fazendo pesquisa – imaginando o conteúdo que você quer veicular e os clientes que podem se interessar, faça uma rápida consulta, perguntando se eles querem receber conteúdos e, se sim, com que frequência.
- Testando – poste seu conteúdo e acompanhe as métricas – quantidade de visualizações, acessos, curtidas, comentários, compartilhamentos. Teste postar todo dia, a cada dois dias ou até uma vez por semana. Acompanhe os números de visualizações e reações, interaja com as pessoas que comentaram, pergunte se eles estão gostando dos conteúdos e se querem recebe-los com uma periodicidade diferente – maior ou menor.
A relação com a audiência é determinante para o sucesso da sua iniciativa de comunicação digital
É muito importante que, na formulação da estratégia de comunicação digital para sua micro ou pequena empresa, as primeiras preocupações sejam com a capacidade de produção de conteúdo e com o ritmo de contato que você terá com a audiência. Isso te permitirá fazer um planejamento mínimo das suas ações de comunicação.
Na Dot@ sempre buscamos trabalhar com esse planejamento inicial, uma vez que ele, de cara, já orienta a comunicação para os resultados a serem alcançados.
A pior coisa que pode acontecer na relação empresa-audiência, especialmente no início, é ter expectativas frustradas. Vamos supor que o seu primeiro conteúdo publicado “bombe”. Não ter a sequência minimamente engatilhada, abrindo um espaço muito grande entre uma publicação e outra, vai gerar frustração na audiência recém conquistada, podendo descambar para resistência de parte dela aos seus próximos conteúdos. E se por acaso o primeiro post for um fracasso, tudo bem: em tudo na vida, é com a repetição que vamos ficando cada vez melhores, não é mesmo?
Buscar engajamento da audiência é o caminho para a construir relações mais fortes com seus clientes. Se você quer que eles te escutem e estejam mais propensos a fazer negócios com você, eles precisam percebam valor nos seus produtos ou serviços. E uma das formas mais eficientes de fazer isso é engajando-os.
O engajamento é o catalisador do relacionamento entre sua empresa e sua audiência.
No próximo post vamos falar sobre como começar a produzir ações de comunicação digital para sua micro e pequena empresa. Vamos dar um pouco mais de materialidade à estratégia de comunicação digital para construção de engajamento.