Canais digitais próprios para sua micro ou pequena empresa
Em um post futuro falaremos sobre os critérios que o Google leva em consideração para indexar e ranquear os resultados que ele entrega como resposta a uma busca. Neste texto é importante destacar que o comportamento do seu público é um dos elementos mais importantes que você deve avaliar para escolher os canais digitais da sua micro ou pequena empresa. Na hora de procurar o produto ou serviço que você oferece, já na intenção de adquiri-lo, o seu cliente vai para o Google ou para a rede social? Se a resposta for “Google”, então sua estratégia de comunicação digital será mais assertiva se você partir para canais próprios.
Mas além de aparecer bem nos buscadores, sobre quais porquês é preciso refletir na hora de decidir por canais digitais próprios para sua micro ou pequena empresa?
Quando escolher um canal digital próprio?
Na semana passada publicamos aqui no blog que o controle (ou poder de decisão) sobre a forma e o conteúdo que será publicado é a principal característica que diferencia os canais digitais próprios dos de plataforma. Em outras palavras, se você precisa de liberdade para apresentar as informações sobre os produtos ou serviços da sua micro ou pequena empresa, os canais próprios são mais adequados para você.
Mas de que “liberdade” estamos falando? Bem, imagine que a sua empresa oferece um serviço que não seja de imediata assimilação ou de fácil explicação. Imagine, por exemplo, que você oferece serviços de agricultura de precisão para pequenos e médios produtores rurais do interior do Paraná e do sul de São Paulo como faz a Sólida, uma das clientes da Dot@ Comunicação.
Explicar de forma adequada, com bons textos e imagens, um serviço de agricultura de precisão, vai precisar de uma certa quantidade de espaço, certo? Talvez um vídeo, com explicações de especialistas. Talvez um texto mais longo, encadeado com algumas imagens ou gráficos…
Essa quantidade de conteúdo, com diversas interfaces, não ficará bem apresentada nas redes sociais. Além disso, um pequeno produtor que decide pesquisar na Internet uma maneira de aumentar a produtividade da sua fazenda por meio de tecnologia, vai procurar esse serviço onde: no Google ou no Instagram?
Posts de blog e páginas de site, se devidamente construídas, são continuamente indexadas pelo robô dos buscadores. As páginas indexadas pelo Google se enfrentam em forte concorrência pelos primeiros lugares. Entrar para valer nessa disputa depende do investimento que você está disposto a dedicar na produção e veiculação de conteúdos para os seus canais, como destacamos no texto de abertura deste blog.
Ferramentas de construção de canais digitais próprios para sua micro ou pequena empresa
Neste texto já falamos que as possibilidades de customização do seu conteúdo é o que diferencia os canais próprios dos de plataforma. E hoje em dia é razoavelmente simples construir, com boa qualidade, canais digitais próprios para sua micro ou pequena empresa. Há diversos serviços, inclusive gratuitos, de registro de domínios, construção e administração de sites – e nenhum deles exige que você digite uma linha sequer de código. Vamos falar dos três mais famosos, especialmente para sites menores: o SquareSpace, o Wix e o nosso preferido, o WordPress.
A construção de um site com a ferramenta do SquareSpace até parece um pouco com a montagem de uma apresentação no PowerPoint. Você insere e arrasta elementos na tela e vai construindo página a página. Obviamente que você deve padronizar alguns formatos de página, para que o seu site tenha alguma unidade visual. E já há uma série de templates prontos, que podem ser utilizados, até com algumas alterações.
Por meio do SquareSpace não é possível criar e manter um site gratuitamente… ☹. Os preços dos planos variam de 144 a 552 dólares por ano. A versão mais cara do serviço permite criar uma loja virtual bem turbinada!
Já o Wix é a maior plataforma gratuita de construção de sites do mundo. Para a versão gratuita, você não terá um domínio personalizado – o endereço do seu site necessariamente vai terminar com .wixsite.com. Já na versão paga – que varia de R$ 156,00 a R$ 828,00 por ano – é possível personalizar o domínio.
O editor de páginas do Wix é tão ou mais fácil de usar do que o do SquareSpace – ou seja, é ainda mais parecido com a montagem de uma apresentação de PowerPoint – o que permite uma ampla customização. Pela interface de construção de páginas do Wix você também insere e arrasta elementos pela tela, “montando” o leiaute como você preferir. No caso do Wix, é importante chamar a atenção para a apresentação das páginas em dispositivos móveis. Dependendo do template que você escolhe, elas podem aparecer com algum problema de visualização em telas de telefones e tablets.
A plataforma preferida da Dot@ Comunicação para construção e manutenção de sites pequenos é o WordPress. Um dos motivos pelos quais gostamos dela é o fato de ser uma plataforma que já existe há muito tempo e possuir uma grande e competente comunidade de desenvolvedores por trás. Isso traz, tanto do ponto de vista de segurança quanto de funcionamento, muita robustez para os sites criados por meio do WordPress.
Apesar de inicialmente a interface de construção de páginas não ser tão intuitiva quanto a do Wix ou SquareSpace, não é difícil criar páginas no WordPress. Ele também funciona por templates que podem ser modificados. Na versão mais atualizada do WordPress também há a funcionalidade de arrastar e soltar os elementos para a página.
Você pode ter um site WordPress gratuito, que terá um domínio com o final .wordpress.com. Os planos pagos, que permitem customizar domínios, variam de R$ 145,00 a R$ 1.800,00 por ano.
Os canais digitais próprios são a melhor escolha para minha micro ou pequena empresa?
Nós falamos aqui de algumas características que devem ser levadas em consideração para te ajudar na decisão de desenvolver canais digitais próprios para a sua micro ou pequena empresa. Para te ajudar ainda mais, montamos a árvore de decisão abaixo:
Apenas lembre-se que, antes de decidir pelo tipo de canal, é preciso pensar na sua capacidade de produção e veiculação de conteúdos e como você vai engajar o seu público. Essa reflexão é fundamental de ser feita antes mesmo de iniciar a construção dos seus canais, para não frustrar a audiência.