Boa parte do conteúdo que publicamos no blog da Dot@ fala sobre produção e veiculação de conteúdos em canais digitais. Da estratégia à parte tática, já falamos sobre os objetivos principais de uma estratégia de comunicação digital, da seleção dos canais e até da produção de textos. Então, na sequência de dicas e orientações para a produção de conteúdo, neste texto vamos falar de imagens para canais digitais.

Na hora de efetivamente produzir suas peças de comunicação, você vai precisar investir tempo para lidar com as imagens das suas publicações em dois momentos: para pesquisar as imagens mais adequadas e para trata-las. De qualquer forma, para as duas circunstâncias, é importante entender o mínimo sobre direito autoral de imagens.

 

Direitos autorais de uso de imagens

No Brasil, os direitos autorais de obras audiovisuais e fotográficas são regulados pela Lei 9.610/1998. De acordo com ela, os autores dessas obras têm direitos morais e patrimoniais sobre as imagens. Isso quer dizer que apenas os autores tem direito de usá-las. Caso você queria utilizá-las, tem que pedir autorização aos autores. E não adianta pegar uma imagem e editá-la – colocar um filtro de Instagram ou algo do tipo. O direito patrimonial da imagem considera, inclusive, as possibilidades de modificação – se quiser entender mais, recomendo o ótimo texto da Ana Clara Ribeiro sobre direitos autorais de imagens publicado no JusBrasil.

Imagens para canais digitais

Os direitos autorais, ou copyright, protegem a propriedade moral e patrimonial de obras audiovisuais.

Se você está se perguntando se isso te proíbe de ir no Google Imagens, pesquisar uma imagem, copiá-la e publicá-la no seu blog ou na sua rede social, a resposta é “sim”! Se você publicar a imagem num canal digital sem a autorização do autor você estará infringindo uma Lei Federal!

É exatamente por isso que existem os bancos de imagens como o IStock e o Deposit Photos. São sites que concentram imagens com autorização para uso, mediante pagamento. Esses bancos compram de fotógrafos e cinegrafistas suas imagens e os direitos autorais de uso, revendendo-os para quaisquer interessados.

Há também os bancos de imagens gratuitos como o Pixabay e o Unsplash. Neles as imagens possuem direito autoral livre, ou seja, podem ser usadas sem precisar pedir autorização ou pagar por elas. Neste post aqui do Douglas Gomides no LinkedIn ele lista os 20 bancos de imagens gratuitos preferidos dele. Vale a pena conferir!

 

Pesquisa e seleção de imagens para canais digitais

Já demos algumas dicas sobre onde pesquisar imagens para as publicações nos seus canais digitais. Mas além de saber o “onde”, é importante entender o que procurar. Em outras palavras, você deve saber como pretende ilustrar as suas publicações para achar a imagem mais adequada, a que esteja mais coerente com o texto que será publicado.

Como já dissemos algumas vezes aqui no blog, é fundamental buscar coerência nas suas publicações. Ou seja, a imagem a ser publicada deve estar coerente com o texto. Se você tem uma empresa de contabilidade, como a Óbvia Contábil, e vai compartilhar informações importantes para quem é MEI, não faz sentido publicar uma foto de cachorro – a não quer que você esteja falando de MEIs que cuidam de animais de estimação.

Em outras palavras, na hora de procurar imagens, seu olhar já deve estar “calibrado” pelo texto que será publicado. Pesquise imagens que ilustrem ou complementem o seu texto de forma coerente. Pense em como representar seu texto imageticamente, pense em como uma imagem pode ajudar a entender a ideia que você quer compartilhar.

Na Dot@ priorizamos fotos nas quais há pessoas representadas. Fotografias são tipos de imagens que chamam a atenção do público. Na vasta competição de imagens na qual as redes sociais nos colocaram, uma pessoa fotografada ainda é um estímulo forte para alguém parar de rolar a tela por um instante. Além disso, imagens de pessoas conseguem representar inúmeras situações cotidianas – que são as situações vivenciadas por diversas micro e pequenas empresas.

Contudo, se sua estratégia de canais digitais prevê o uso de canais próprios e as imagens servem para explicar ideias ou conceitos complexos, talvez seja o caso de você construir infográficos. E para isso você vai precisar de ferramentas mais específicas.

 

Trabalhando imagens para seus canais digitais

Mesmo que você vá usar uma fotografia encontrada num banco de imagens gratuito, talvez seja necessário redimensiona-la, para que ela fique com um tamanho adequado para redes sociais. Entretanto, muitas vezes será necessário mais do que redimensioná-la. Será necessário aplicar filtros, corrigir contraste, nitidez, etc.

Imagens para canais digitais

Para deixar as imagens como você deseja, muitas vezes será necessário tratá-las.

Para trabalhos mais complexos com imagens, você irá precisar de uma ferramenta especializada. As mais tradicionais são o Illustrator e o Photoshop, softwares produzidos pela Adobe e específicos para trabalhos profissionais de design, ilustração e tratamento de imagens.

Se a sua necessidade de edição de imagens é mais simples – exemplo: você quer apenas reorganizar ícones num fundo branco ou cortar um pedaço de uma foto – há diversas ferramentas gratuitas e disponíveis na Internet para ajuda-los. A mais famosa é o Canva, uma plataforma online de design gráfico. Por meio dela é possível criar imagens estáticas, apresentações, infográficos e até combinar vídeos com outros elementos visuais. O Canva também existe em versão de aplicativo para telefone, o que pode facilitar bastante a edição das suas imagens quando captadas pela câmera do celular.

O Canva manteve sua popularidade mesmo depois dos casos de vazamento de dados que ocorreram nos últimos anos. Se você teme que seus dados possam ser vazados, uma alternativa é outra ferramenta da Adobe, o Spark. Ele faz basicamente tudo que o Canva faz e também tem versão para celular.

Nos últimos quatro meses publicamos aqui no blog da Dot@ diversos textos para te ajudar a pensar numa estratégia de comunicação digital de ponta a ponta. Este texto e o post sobre produção de textos trazem as dicas para você colocar a mão na massa. Agora você já tem tudo que precisa para começar a publicar nos seus canais digitais!