Qualidade de imagens para canais digitais
Dedicamos os últimos textos do blog às imagens para canais digitais. Falamos sobre direitos autorais, sobre a função que as imagens cumprem nas peças de comunicação e demos dicas para orientar a procura de imagens. Neste texto vamos seguir no tema e falaremos sobre qualidade de imagens para canais digitais.
Quem leu o último texto do blog já sabe os fatores que devem guiar a pesquisa de imagens para canais digitais. Mas a partir do momento que você escolheu uma, com o que você deve se preocupar?
A qualidade da imagem interfere diretamente na interação do usuário com suas peças de comunicação. Mas quando falamos sobre a qualidade de uma imagem, o que exatamente queremos dizer?
Características técnicas de imagens digitais
Num texto que publicamos no mês passado aqui no blog dissemos que imagens são representações. E as imagens às quais estamos cada vez mais acostumados são representações bidimensionais retangulares.
O formato das telas definiu a maneira como visualizamos imagens e também as características técnicas para as trabalhar. Se imagens normalmente são mostradas em retângulos, a área que elas ocuparão será definida pela multiplicação da base por altura.
Quando uma imagem é digitalizada, ou seja, transformada num arquivo digital, ela é “interpretada” pelo computador como um gigantesco conjunto de pontos. É assim que as telas digitais – monitores de computadores, TVs modernas e telas de telefones celulares – materializam as imagens para nós.
Esses pontos são os pixels. Eles são a menor unidade à qual pode se atribuir cor numa tela digital. Juntando milhares, milhões ou às vezes até bilhões de pixels, forma-se a imagem na tela.
Estamos acostumados a ouvir que as câmeras dos nossos telefones conseguem fazer fotos com uma determinada quantidade de megapixels (MP). Um megapixel equivale a um milhão de pixels. Se uma câmera consegue registrar uma foto com 5 megapixels isso quer dizer que, em toda a área daquela imagem (base x altura), há 5 milhões de pixels.
Por padrões internacionais que normalmente são seguidos pelos fabricantes de câmeras e telas, uma imagem de 5 MP tem 2.048 pixels em cada linha vertical e 2.560 em cada linha horizontal. Se você calcula a área dessa imagem, multiplicar a base pela altura, terá uma imagem de 5.242.880 pixels. Ou seja, essa é a quantidade máxima de pixels que aquela câmera consegue gerar em cada imagem.
Mas uma coisa é captar, a outra é exibir. Da mesma forma que uma câmera, ao captar uma imagem, distribui um determinado número de pontos de cores em uma certa quantidade de linhas verticais e horizontais, as telas também são assim desenvolvidas. Portanto, dependendo da tecnologia e do tamanho da área da tela na qual essa imagem de 5 MP for exposta, pode ser que ela fique mais ou menos nítida – em outras palavras, a exibição tenha maior ou menor qualidade.
Telas normalmente são classificadas em quantidades de polegadas. A medida é extraída da linha diagonal traçada entre um canto da tela e o seu canto oposto. Uma tela de computador de 13,3 polegadas – que é um formato padrão para notebook – tem uma diagonal do retângulo 33,8cm, já que uma polegada equivale a 2,54cm.
Vamos imaginar essa tela de 13,3 polegadas que consegue exibir 1.920 pixels em cada linha horizontal e 1.080 em cada linha vertical – é a resolução de uma tela conhecida como full HD. Como o tamanho da tela é dado pela diagonal, sua resolução também. O cálculo da resolução diagonal é feito assim:
Resolução diagonal = raiz quadrada de [(altura da tela X altura da tela) + (comprimento da tela X comprimento da tela)]
A unidade de medida dessa equação é o pixel. Então usando os dados já citados – uma tela que tem 1.920 pixels de comprimento por 1.080 de altura – temos a seguinte conta:
Resolução diagonal = raiz quadrada de [(1.080 x 1.080) + (1.920 x 1.920)] = um pouco mais de 2.200 pixels.
Se a tela em questão tem 13,3 polegadas, isso significa que serão 165 pixels por polegada. E este é um número bastante importante para definir a qualidade de uma imagem: a sua densidade, que é a quantidade de pontos de cor em cada polegada.
Como a densidade impacta a qualidade de imagens para canais digitais
Densidade de imagens são classificadas por duas medidas: DPI e PPI. As siglas vêm das expressões em inglês dots per inch e pixels per inch. Em português traduzimos ambas para pontos por polegada.
A diferença entre as duas medidas é o suporte: DPI é usada para imagens que serão impressas e PPI para imagens que serão exibidas apenas na tela. A diferença é importante porque, da mesma forma que uma tela tem uma certa capacidade de resolução, impressoras também.
Como este texto é sobre qualidade de imagens para canais digitais, vamos falar da PPI. E como já explicamos aqui, ela varia conforme o comprimento e altura da imagem.
Imagine a seguinte situação: você fez o download de uma imagem que tem 8cm de comprimento, 5cm de altura e 72 PPI. Se você aumentar em 20 vezes a área dessa imagem, coloca-la com 1,6 metros de comprimento e 1 de altura, a quantidade de pixels por polegada não vai se alterar. O que vai acontecer é que de cada pixel também será aumentado. E isso o torna mais facilmente distinguível dos outros.
A medida de PPI é importante porque te mostra quanto aquela imagem pode ser aumentada sem perder nitidez, sem perder qualidade. Vamos supor que você encontrou uma imagem autorizada para uso e quer publicá-la num banner do seu site. E imaginemos que seu público são designers, que trabalham em computadores com telas bem grandes. Se a imagem que você encontrou é pequena e tem uma densidade baixa pode ser que, ao aumenta-la, você não consiga deixa-la tão nítida.
Não peque pelo excesso: muita qualidade na imagem pode piorar a qualidade da experiência
“Ah, então é só baixar e utilizar imagens, autorizadas, em altíssima resolução” … Se esse foi o pensamento que veio a sua mente, já vou dizendo: não é bem assim.
A densidade de uma imagem interfere diretamente no tamanho do arquivo em megabytes. Imagens de alta qualidade geram arquivos mais pesados e que levam mais tempo para serem lidos pelos navegadores. Se o seu site ou outro canal digital próprio está cheio delas, cada página demorará muito tempo para ser aberta. E tempo de abertura de página é um dos principais fatores que fazem o usuário desistir de um site.Sendo assim é importante analisar a qualidade de imagens para canais digitais ponderando os fatores de nitidez de exibição na tela e tempo gasto para visualizá-la. E há várias dicas, sejam de técnicas ou de programas de computador, que ajudam no trabalho de produção de peças de comunicação. Fique de olho aqui no blog porque semana que vem vamos trazer mais um texto para ajuda-los com as imagens para seus canais digitais!