Propósito de marca para sua micro ou pequena empresa

por Comunicação para micro e pequenas empresas

No início do mês publicamos aqui no blog o primeiro texto sobre marca. Introduzimos o tema explicando como os traços do micro e pequeno empreendedor podem ser “transferidos” para a imagem da empresa. Falamos da personalidade, dos atributos… Mas deixamos para este texto o componente mais importante do empreendedor que também é repassado para a empresa. Hoje, portanto, vamos falar de propósito de marca para sua micro ou pequena empresa.

O Michaelis, um dos principais dicionários da língua portuguesa, define propósito como “intenção de fazer ou deixar de fazer alguma coisa: desígnio, plano, projeto, vontade. Eu grifei as duas primeiras definições porque acredito que elas são as que melhor explicam a noção de propósito aplicadas às empresas e suas marcas.

 

Conheça os seus porquês

No último texto do blog apresentamos alguns dados que, pelo menos minimamente, caracterizam o cenário do empreendedor brasileiro: muitos CNPJs ativos sendo que mais de 70% deles faturam até R$ 2 mil por mês.

Essa informação sinaliza o primeiro porquê de quase todo micro ou pequeno empresário brasileiro. Neste país, na maioria dos casos, empreende-se por necessidade. Com taxas de desemprego que batem recorde ano após ano, reduzindo as possibilidades da pessoa se tornar um empregado, muitas vezes o único jeito de gerar renda é empreendendo.

Essa realidade se impõe a quase todos os empreendedores do Brasil, ou seja, é uma realidade comum a eles. E mesmo assim as pessoas empreendem em ramos diferentes. Por que? É essa a autoanálise que eu te convido a fazer: quais os porquês te movem na sua jornada empreendedora?

Propósito de marca para micro e pequenas empresas

O diferencial da sua empresa não a torna, necessariamente, melhor ou pior que as outras. Torna-a adequada a um tipo de necessidade

Sim, entendemos que toda empresa, seja micro, pequena, média ou grande, espera lucrar – é a realidade das economias capitalistas. Mas por que fazer dinheiro com uma determinada atividade? Por que escolher um segmento de negócio para tentar a vida? E mais importante: dada a escolha, por que um cliente deve consumir o seu produto ou serviço ao invés de um concorrente? O que a sua empresa tem de diferente?

Os seus porquês são pistas do propósito de marca a sua micro ou pequena empresa. Aqui cabe recuperar uma das definições de propósito do Michaelis: “intenção de fazer alguma coisa”. Eu complemento: “fazer alguma coisa de algum jeito”.

Toda empresa existe para realizar algo. Mas é bastante provável que a sua micro ou pequena empresa esteja num ramo na qual já existam concorrentes. Sendo assim, qual é o diferencial da sua empresa? Qual é o “jeito” de realizar da sua empresa que a diferencia da concorrência?

Para tornar mais claro, vamos pegar um exemplo. E já que estamos falando de algo tão profundo quanto propósito, melhor exemplificarmos com uma empresa que a gente conhece bastante bem: a própria Dot@.

A Dot@ apresenta-se como uma agência de comunicação inteligente e orientada a resultados. Sim, eu sei que soa bastante egocêntrico classificar-se como inteligente… Portanto, para não parecer ainda mais egocêntrico, vamos evitar de falar desse diferencial.

O outro diferencial que já está na apresentação da Dot@ é o “orientada a resultados”. Se voltarmos a uma das perguntas que colocamos no texto – “por que um cliente deve consumir o meu produto ou serviço ao invés de um concorrente” –, aqui na Dot@ nós vamos responder: “porque todo o nosso planejamento e produção de comunicação é orientada a resultados mensuráveis e quantificáveis para o cliente”. Ou seja, esse é um dos diferenciais da marca.

 

O propósito de marca da sua micro ou pequena empresa está no “para que”

Os “porquês” da sua micro ou pequena empresa explicam os diferenciais da sua marca. Mas apesar de serem boas pistas para encontrar o propósito, eles ainda não são suficientes para defini-lo. Para isso, vamos recorrer a outra definição do Michaelis: a de desígnio.

Entender o desígnio da sua micro ou pequena empresa passa, em grande medida, por conhecer a sua finalidade. Qual função ela exerce no contexto social e econômico no qual está inserida? Trocando em miúdos: para que sua micro ou pequena empresa existe?

Responder essas perguntas podem exigir um nível de autoconhecimento bem profundo. Considerando que no Brasil a vida do empreendedor muitas vezes se confunde com a da empresa, é bem possível que você tenha que refletir sobre o seu desígnio na vida; e essa é a parte mais legal da história. O melhor ponto de partida para descobrir o propósito da sua micro ou pequena empresa é pensar no seu propósito de vida – alerta de spoiler: este texto vai ficar bem filosófico a partir de agora.

Propósito de marca para micro e pequenas empresas

Acredite: responder perguntas existenciais vão te ajudar a encontrar o propósito de marca da sua empresa

Você já parou para pensar o que veio fazer no mundo? Independente de crer ou não numa força superior – Deus ou uma energia metafísica – qual é a finalidade da sua existência? Para que você está aqui no mundo?

Pode soar engraçado esse tipo de pergunta para pensar em marca, mas quando tratamos de micro ou pequenas empresas, a resposta a ela costuma fazer ainda mais sentido. E para isso, vamos retomar o exemplo da Dot@.

Nossa empresa nasceu – e existe até hoje – por causa da paixão de um garoto de uns 18 anos. Lá nos idos de 2001, quando ele entrou na universidade, apaixonou-se de cara pela Comunicação. Foi um caso clássico de amor à primeira vista. Aos poucos o garoto foi vendo que não estava enganado, que não era só paixão – era amor mesmo. Ele percebeu isso porque, quanto mais tempo passava estudando Comunicação, mais encantado ficava.

Os anos foram passando, o garoto – que já não era mais tão garoto assim –, foi conhecendo cada vez mais o Campo da Comunicação e o amor só aumentava. Mas depois de sair da universidade e entrar no mercado de trabalho, uma coisa “estranha” aconteceu: ele percebeu que muitas pessoas não enxergavam a comunicação como ele.

No início isso deu um nó na cabeça dele. Mas para ele era tão claro, tão evidente que a comunicação era fundamental para as relações humanas, para resolver problemas, que ele decidiu mostrar para as pessoas essa importância. Esse passou a ser o seu propósito. E como a Dot@ é uma micro empresa, o propósito do empreendedor transferiu-se para a marca da empresa: mostrar, evidenciar, para seus clientes o valor da comunicação.

Daí fica fácil enxergar como o “para que”, o desígnio casa com o porque do propósito. A Dot@ existe para mostrar o valor da comunicação para empresas e pessoas. E como fazemos isso? Planejando e produzindo peças e ações de comunicação orientadas a gerar resultados mensuráveis e quantificáveis para o cliente.

Descobrir o propósito da sua micro ou pequena empresa exige exercícios de autoconhecimento, demanda muita reflexão sobre sua finalidade e os diferenciais que caracterizam sua atuação. Mas uma coisa eu posso te garantir: depois que você encontrar o propósito de marca para sua micro ou pequena empresa, toda sua jornada empreendedora vai ficar muito mais fácil!