Planejamento de conteúdo para sua micro ou pequena empresa
Você já sabe (quase) tudo o que precisa para começar a encher os seus canais digitais com conteúdo. Você já refletiu sobre o que deve ser levado em consideração antes mesmo de criá-los, conhece as interfaces e quanto investimento cada uma demanda, entende o porquê de uma estratégia de comunicação online, conhece os tipos de canais e já sabe quais são mais adequados para o seu negócio, se os próprios ou de plataformas. Então está na hora de fazer o planejamento de conteúdo para sua micro ou pequena empresa.
Se você leu o primeiro texto do blog da Dot@ vai lembrar da nossa recomendação de analisar sua capacidade de produção e veiculação de conteúdos para decidir começar a publicar nos canais digitais. “A relação com a audiência é, em grande medida, determinada pelo ritmo de contato com ela”, lembra?
A análise da sua capacidade de produção e veiculação vai ser necessária para começar a montar o planejamento de conteúdo para sua micro ou pequena empresa. “Quanto tempo do meu dia, semana ou mês eu irei dedicar para os conteúdos dos meus canais digitais”? Respondendo essa questão, você já pode passar para o próximo passo.
Tempo disponível x canais digitais escolhidos
Há aproximadamente 15 dias publicamos um texto no blog com uma árvore de decisão para te ajudar a escolher os canais mais adequados para a sua estratégia de comunicação digital. A definição desses canais é o passo dois para montar o planejamento de conteúdo para sua micro ou pequena empresa.
Para o seu negócio, é mais adequado desenvolver um canal próprio – um blog, por exemplo? Se sim, já adianto que você deverá produzir textos de aproximadamente 4.500 caracteres – dá mais ou menos uma página e meia do seu editor de textos – além de pesquisar, selecionar e tratar (ou editar) umas três imagens.
Dá para planejar quanto tempo você irá gastar para fazer tudo isso? Se sim, faça as contas para saber quantas vezes você consegue fazer isso por dia, semana ou mês. O número de vezes que você completar essas tarefas provavelmente vai ser igual à quantidade de posts de blog que você irá veicular.
Agora se para o seu negócio as páginas ou perfis de redes sociais são mais adequadas, lembre-se do que falamos no texto da semana passada: é importante publicar com frequência e sempre postar imagens. Por mais que o tamanho adequado de um texto de rede social seja muito menor do que um de blog – com uns 350 caracteres você já vai bem – a publicação frequente em redes sociais demanda investir muito mais tempo nas imagens – seja na pesquisa, seleção ou mesmo produção, com seu próprio telefone.
Montando o planejamento de conteúdo para sua micro ou pequena empresa
Se você respondeu as perguntas do tópico anterior, você já sabe quantas publicações – seja num blog ou nas redes sociais – você consegue fazer no mês. Mas o que você irá postar?
Nunca é demais lembrar – como destacamos no texto de abertura do blog – que não produzimos e veiculamos conteúdos para nós mesmos e sim para um outro que queremos tocar, sensibilizar, informar, influenciar e engajar. Se você quer que sua micro ou pequena empresa construa um relacionamento forte com seus públicos, se você quer engajá-los, você precisará dar visibilidade à sua empresa e apresentar seus produtos ou serviços.
Para te ajudar a registrar o seu planejamento de conteúdo, use um calendário. Por meio dele, você vai conseguir visualizar quantas vezes e em quais dias você irá postar. O calendário é uma ótima ferramenta para ajudar a aproveitar as oportunidades oferecidas pelas datas comemorativas. Imagine, por exemplo, que você tem uma pequena loja de doces e o aniversário da sua empresa vai coincidir com a Páscoa. Não dá para aproveitar a oportunidade e fazer uma promoção dupla? Agora imagine que você tem uma pequena floricultura, só consegue postar uma vez por mês e normalmente vende muito no dia das mães. No mês de maio, não é melhor já agendar a sua publicação para próximo da data comemorativa?
Mas nunca se esqueça: o que guia toda a comunicação digital da sua empresa é a sua estratégia. Engajar os públicos passa, necessariamente, por demonstrar coerência entre comunicação e ação. Por mais bem planejada e executada que seja a sua comunicação, ela jamais substituirá o valor de um bom produto, de um bom serviço prestado e de uma relação ética e transparente com seus públicos.