A busca pelo engajamento com públicos de interesse

por Comunicação para micro e pequenas empresas

Estamos publicando aqui no blog da Dot@ uma sequência de textos com dicas de comunicação digital para micro e pequenas empresas. Há quinze dias falamos sobre capacidade de produção e frequência de veiculação de ações de comunicação. Já na semana passada, abordamos a efetiva produção de conteúdo – mais precisamente as interfaces que os canais digitais oferecem e a linguagem da Internet. Neste texto, que vai encerrar a primeira sequência de dicas de comunicação digital para micro e pequenas empresas, vamos explicar o objetivo de tanto cuidado na produção e veiculação de conteúdos digitais. Falemos sobre engajamento com públicos de interesse.

No texto que tratamos de comunicação digital para micro e pequenas empresas, destacamos como era importante refletir sobre sua capacidade de produção e veiculação antes mesmo de começar a colocar a mão na massa. No post que abordamos a produção de conteúdo, chamamos a atenção para a relação tipo de peça de comunicação x tempo necessário para produção, além de enfatizarmos a importância da linguagem na criação das peças de comunicação. E já que esse foi um dos últimos assuntos discutidos no texto anterior, vamos retomar a partir dele para explicar porque a linguagem é tão importante – alerta de spoiler: por causa da cultura.

 

Cultura, culturas e comportamento

Linguagem tem tudo a ver com cultura, mas uma coisa nunca se resume à outra. Cada coletivo de pessoas – cariocas, mineiros, brasileiros, empreendedores – possui elementos, símbolos e comportamentos que tem um sentido específico para aquele coletivo. Para um empreendedor, as palavras “iniciativa” e “superação” tem um significado especial, pois se conectam diretamente com sua realidade. Elas “falam mais alto” a eles do que, geralmente, a um aposentado, que normalmente está mais focado em curtir a vida e descansar.

Dar atenção e fazer o uso adequado desses símbolos – sejam palavras ou imagens – é muito importante em cada peça do seu mini planejamento de comunicação. Eles acionam sentidos que são compartilhados por esses coletivos de pessoas, gerando expectativas quanto ao comportamento do interlocutor.

Pensar nos conceitos, símbolos e comportamentos da cultura que você irá “ativar” com suas publicações é fundamental para atingir um dos principais estágios da comunicação, que falaremos no próximo tópico…

 

É sempre sobre coerência

Se considerarmos os três últimos textos, parece ser muita coisa a ser considerada para postar num canal digital, né? Sim, realmente é muita coisa. E só é esse tanto de coisa porque estamos lidando com um dos elementos mais complexos da existência: o outro.

Há várias formas de tocar, sensibilizar, informar e engajar o outro. Mas independente do caminho escolhido, ele deve respeitar um princípio fundamental: a busca pela coerência.

O outro sempre carrega várias expectativas. Mas dentre elas, uma é comum a qualquer membro de qualquer audiência: espera-se que seu interlocutor seja coerente.

Engajamento com públicos de interesse

Será que seu comportamento está coerente com o que você publica nos seus canais digitais?

E de que coerência estamos falando? De todas. Coerência em relação ao canal e ao ritmo da distribuição de conteúdo que você escolheu; coerência no conteúdo em si; coerência na linguagem; coerência em relação à cultura que estamos imersos. E principalmente: coerência entre discurso e prática.

Por exemplo: se você fez uma publicação sobre a importância do bom atendimento ao consumidor, então não é conveniente deixar muito tempo sem resposta um comentário publicado nas suas redes sociais. Se você fez uma publicação sobre o quanto o seu serviço é customizado, então não é adequado enviar uma proposta padronizada para um novo cliente.

Coerência, especialmente entre discurso e ação, é a chave para desenvolver confiança junto à audiência. E é essa confiança que dá condições para buscar o principal objetivo de comunicação da sua micro ou pequena empresa: o engajamento com públicos de interesse.

 

Tudo isso pelo engajamento com públicos de interesse

Independente do negócio da sua micro ou pequena empresa, imagino que ela queira entregar um produto ou serviço de qualidade, certo? E a percepção de qualidade sempre vem quando o cliente enxerga valor no que está consumindo.

Engajamento com públicos de interesse

Se sua comunicação for coerente com sua ação, o alinhamento entre empresa e públicos acontece naturalmente

Se você quer que seus públicos percebam valor no seu produto ou serviço e, consequentemente, na sua empresa, é importante engajá-los. E para isso será necessário que eles entendam que fazer negócio com você é benéfico para eles.

A coerência é o catalisador do engajamento. As pessoas estarão muito mais propensas a fazer negócio com você se perceberem que seus produtos ou serviços tornam a vida delas melhor. E essa percepção só será gerada com algum nível de engajamento – que é, em grande medida, construído pelas ações de comunicação.

#ComunicarParaEngajar é um exercício perene, que demanda que toda sua empresa demonstre coerência. E com os primeiros textos do blog da Dot@ e a vontade de construir engajamento com públicos de interesse, você já tem o que precisa para começar o planejamento, a produção e a veiculação de conteúdos digitais da sua micro ou pequena empresa! Vamos lá?